segunda-feira, 21 de julho de 2008


Radiatividade:
Radioatividade é a propriedade que os átomos tem de transmitir energia através do espaço na forma de partículas ou ondas. A descoberta da radioatividade foi desempenhada por cientistas no final do século passado, revelando a existência de partículas menores que o átomo (prótons e nêutrons que compõem o núcleo e os elétrons que giram e torno do núcleo) e descobriu-se ainda que os átomos não são todos iguais, dependendo do numero de prótons, nêutrons e elétrons de cada um.


1-Necessidades da radioaticidade:

A radioatividade pode ser utilizada nas mais diversas áreas como na agricultura, medicina, na área industrial, alimentícia, entre outros.
2-Principais benefícios da radioatividade:
Usada de forma correta e controlada, a radioatividade pode trazer inúmeros benefícios para o homem. Hoje ela é utilizada de três formas básicas: O uso da energia do núcleo do átomo, o uso das radiações que atravessam a matéria e velam filmes e o uso da capacidade na radioterapia ou esterilização de material médico.
A medicina é a área que mais utiliza a radiação e a radiação é a área mais antiga dessa utilização.
A radioterapia é utilizada principalmente no controle do câncer, pois, seu principal objetivo é a agressão de tecidos, no caso os tumores.
A medicina nuclear visa o diagnostico, nela são injetadas substâncias radioativas no paciente, isso faz possível o mapeamento de órgãos dependendo do material injetado.
Na industria alimentícia utiliza-se radiação de alta energia, permitindo maior durabilidade a frutas, verduras e outros alimentos e evitando o brotamento de ramificações.
Na área industrial utiliza-se radiação para radiografar peças mecânicas e assim diagnosticar defeitos ou peças quebradas.
A radiação é utilizada também na esterilização de materiais.
3-Riscos e Prejuízos da Radioatividade:
Dependendo da quantidade de radiação a qual o ser humano é exposto, ela pode causar grandes prejuízos, até irreversíveis e fatais. Em pequenas doses ela é inofensiva para a vida humana, porém, se a dose for excessiva pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea, entre outros.
A radiação ataca as células do corpo individualmente, fazendo com que os átomos que compõem as células sofram alterações em sua estrutura. As ligações químicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das células.

Radioatividades:

*Curiosidades:
Pierre e Marie Curie foi o casal que descobriu um elemento 400 vezes mais radioativo que o Urânio; eles obtiveram êxito em separar 1 grama de uma substância radioativa a partir de uma tonelada de minério. Essa substância ficou conhecida como Polônio, em homenagem à Marie que era polonesa. Chegaram à um elemento ainda mais radioativo: o Rádio.